Ópera Maria Stuarda

No Teatro S. Carlos

Numa iniciativa cultural a Casa do Educador realizou uma ida ao Teatro S. Carlos, criando a oportunidade de 40 sócios e amigos, assistirem à apresentação da ópera Maria Stuarda do compositor Gaetano Donizetti.

Ópera em dois atos, libreto de Giuseppe Bardari e baseada numa peça de teatro de Friedrich Schiller, Maria Stuart, escrita em 1800.

Maria Stuart, rainha dos escoceses, acusada de participar num conluio para tomar a o trono de Inglaterra é condenada à decapitação e considerada uma rainha injustiçada.

Num misto duma trama política, poder do Estado e principalmente razões do coração, com ódios, paixões e amores não aceites.

Ópera onde duas rainhas competem pelo mesmo trono e amor: Elisabeta é tirana e hesitante e duvida se deve condenar Maria à decapitação. Maria, orgulhosa e sedutora não se submete a Elisabeta e acusa-a no final do primeiro ato de ser filha impura de Bolena, meretriz e bastarda, o que a leva a ser condenada à morte.

Maria arrepende-se dos seus pecados e de algum erro fatal e a todos perdoa incluindo a cruel Elisabeta.

Sempre dentro de uma grande tensão em todas as cenas temos um forte acompanhamento musical que prende a cada segundo o desenrolar da trama.

Parabéns aos interpretes e criadores por este brilhante trabalho,do agrado de todos a quem agradecemos sua companhia nesta noite.                          

José  Capelo

2020-01-31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *