Festa de Natal de 2022

Convívio de Natal - Almoço Partilhado

Foi com muita alegria que nos reunimos este ano, no dia 15, para celebrar a Festa de Natal, que há dois anos não podíamos realizar.
O amplo salão da Igreja de S. João Batista Scalabrini abriu-se mais uma vez para receber algumas centenas de alunos seniores, dos 950 que este ano se inscreveram. Gente bem-disposta, ordeira, colaboradora, que quer sair de casa para dar cor e sabor aos seus dias!
Durante a manhã, os voluntários iam recebendo o contributo de cada um para o almoço partilhado, comida, bebidas, doces, manjares apetitosos, que depois iam sendo distribuídos pelas mesas, como as fotos documentam. E que ricas iguarias iam aparecendo!...
A partir das 12,30h, começam a entrar os convivas, sendo recebidos à entrada pelo turma do Prof. José Fernandes de ”Flautas de Bisel” com lindas músicas de Natal. Ocupando as cadeiras, com as saudações iniciais a cargo da prof.ª Amélia Costa, com o palco ocupado pelo Coro Polifónico da Unisseixal, sempre bem dirigido pelo maestro Maurício Vieira da Silva. Pede-se a colaboração de todos, insiste-se que a Unisseixal é um encontro de todos, em que todos dão o que podem, em partilha mútua, porque só assim se consegue um clima agradável e apetitoso…
No palco, os responsáveis pela Casa do Educador, Unisseixal e Cesviver, respetivamente, prof.s Jaime Ribeiro, Mariana Mareco e Isabel Gandum, saúdam os presentes e o Coro Polifónico enche os ares com canções de Natal, numa atmosfera de alegria e comunhão.
A Reitora lembra os professores doentes e deseja-lhes o melhor. E começa o almoço!
Afastadas as cadeiras, chegam os abraços, os cumprimentos longos e amigos de gente que não vemos todos os dias, ao mesmo tempo que vamos degustando as iguarias. E, na verdade, a comida ali está em abundância, para ser consumida. No fim, ainda deu para alegrar mais gente!
São momentos calorosos, perguntas sobre a vida de cada um, a saúde e seus achaques ou as lembranças do passado que nos ajudam a gostar de viver…
Vêm depois mais canções para as pessoas sentadas novamente, com a participação do grupo de violas do prof. Carlos de Jesus, a turma dos cavaquinhos do polo de Corroios do prof João Rodrigues, a turma de Inglês da prof.ª Ana Campos, e, finalmente, as “Artes do barulho” do Prof. António Pontes que por estar doente foi substituído pelo prof. Alexandre, uma turma especial pela novidade dos seus instrumentos.
O Natal é um convite à união. E estes momentos sugerem sempre o sonho de uma vida de amizade, ajuda, colaboração entre as pessoas, famílias e instituições. Valem muito quando cada um quiser. Milagres, não os esperemos. Mas a boa vontade de muitos pode melhorar as nossas relações.
Viva o voluntariado da Casa do Educador e suas valências. E venham mais voluntários, que bem precisamos deles. Sem eles, como era possível realizar tantos eventos?
Ficam aqui alguns registos deste evento.

AH

Momentos de convívio e alegria

Coro Polifónico

Grupo de Cordas

Turma dos Cavaquinhos

Turma de Inglês

Turma Artes do Barulho

Um pensamento em “Festa de Natal de 2022

  1. Uma celebração de Natal bem ao jeito académico, SÉNIOR, como é natural. Alegria e felicidade, de mãos dadas, emergiam daqueles rostos sorridentes, animados por exibições musicais de grande qualidade, tudo concebido com a prata da casa!!! O almoço e a merenda de qualidade e variedade gastronómica superiores, também deram um grande empurrão para fazer do convívio um momento raro, mantendo assim a brilhante tradição da Unisseixal. Obrigado à Reitoria e a todos os seus órgãos Institucionais de apoio, não esquecendo também o apoio prestado pelos voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.