Convento de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso

Continuando a nossa visita a Belém, hoje falo do Convento de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso que em boa hora visitámos. Situa-se na continuação para poente da rua que passa pelo mosteiro dos Jerónimos. Não é fácil esta visita, a não ser na hora da reza do terço. Mas para nós a Diretora do Colégio abriu-nos as portas e acompanhou-nos (sim, agora a Igreja está ligada a um colégio feminino no espaço que antes era convento das freiras dominicanas irlandesas, que conseguiram ser acolhidas em Portugal no tempo das guerras religiosas entre católicos e protestantes).

E que maravilha de Igreja! O retábulo do altar-mor é de uma riqueza visual extrema, com um baldaquino profundo sustentado por oito colunas de jaspe e ainda atapetado nas paredes com mármores de várias cores que dão ao conjunto um ar barroco evidente. Ao centro, ainda vemos um grande relicário de prata, encimado por uma coroa real. Noto também a profusão de imagens de santos e a pintura no fundo.

Para além da capela-mor, admirámos todo o conjunto em formato octogonal, com uma cúpula rosada e ainda ricos altares laterais (6) com bela talha dourada, mais imagens de santos dominicanos e ainda as pinturas do séc. XVIII.  As fotos ajudam a imaginar o que nós lá sentimos.

Visitámos ainda o antigo convento das freiras irlandesas de clausura, que daqui saíram em 1955, o claustro e o coro, onde elas rezavam e olhavam para a capela-mor, por detrás das grades. Olhem, verifiquei que elas eram muito baixas, dada a pouca altura dos cadeirais em que se sentavam!

Muitas histórias ouvimos destas freirinhas ciosas dos seus bens e dos seus valores. E também muito sofreram com a expulsão das ordens religiosas no regime liberal e com o advento da República. Quem ganhou foram as meninas que lá foram educadas quando o convento se converteu obrigatoriamente em centro educativo.

Para além das fotos (1.º vídeo), podem ver o vídeo que passa no Youtube.

AD

Igreja de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso

Convento do Bom Sucesso

Um pensamento em “Convento de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso

  1. Muito bonito…estamos tão perto da cidade capital, Lisboa, e muitas das vezes desconhecemos os monumentos históricos que nos enchem a alma e o coração de tanta beleza. Esta visita integrada num dos projectos da Casa do Educador “Lisboa eu Visito” é uma forma de levar as pessoas a conhecer todas estas realidades. Depois da visita ainda vamos tendo voluntários, para realizarem artigos como este, para darem a conhecer a todos aqueles que não puderam estar presentes, tal como eu. O meu muito obrigado e bem hajam. LB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *