Terreno para a Residência

Caros Associados
É com alegria que comunicamos que a Câmara Municipal do Seixal aprovou na semana passada, em Assembleia Municipal, a cedência de um terreno de 8.600 m2 à Casa do Educador para a construção de uma Residência Sénior, um sonho que vem desde o início, em 2002.
Apraz-nos registar, em modo de justificação, algumas palavras extraídas da minuta do contrato-promessa de comodato a favor da nossa IPSS:
«O Município reconhece a enorme e exemplar dimensão de intervenção cívica da Casa do Educador do Concelho do Seixal  pelo trabalho orientado para a integração social e comunitária dos seus associados, bem como a proteção dos mesmos, ao qual se soma o seu inestimável papel ao nível cultural, promovido através das atividades de convívio, lazer e ocupação dos tempos livres, bem como a sua relevância na Formação e Educação ao longo da vida, com grande destaque para o projeto Unisseixal – Universidade Sénior, a qual tem sido um sucesso na dinamização cultural e social dos mais de 1000 alunos seniores, sendo de louvar, em particular, a solidariedade, compreensão e ajuda que prestam a pessoas que vivem em solidão ou dependência, com um impacto fundamental na melhoria da sua qualidade de vida».

O terreno situa-se em Foros de Amora, na Quinta de Nossa Senhora do Sameiro, ao lado do Soutelo, em paralelo com a Rua do Rato (mais ou menos no círculo desenhado do mapa).
O projeto de arquitetura, que encima este texto, é da autoria da empresa Ópera, sendo que a CES está a ser orientada e apoiada pelo arquiteto João Salvado, que também acompanhou a construção da Unisseixal.
A Câmara vai ainda colaborar nos projetos de arquitetura e infraestruturas necessárias (saneamento, água, luz, etc.) para a efetivação da obra.
Esta Residência é uma ERPI (uma estrutura residencial para idosos) com um total de 45 quartos, 35 duplos e 10 simples, com um mínimo de 32 m2.
A Direção da Casa do Educador tudo fará para preparar a documentação necessária e respetivos projetos para uma candidatura aos dinheiros do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com vista à construção deste projeto tão desejado.
Mais uma vez, apelamos a todos os trabalhadores das nossas escolas (professores e funcionários) e outros professores residentes no concelho para se unirem à Casa do Educador e em conjunto trabalharmos para o bem-estar e qualidade de vida pessoal e das nossas famílias. Juntos, temos capacidades extraordinárias.
AH

Um pensamento em “Terreno para a Residência

  1. Conscientes da importância da residência para seniores da Casa do Educador do Seixal, não medimos esforços para concretizar o sonho.
    É um projeto da Casa do Educador para benefício dos seniores do Concelho do Seixal, apoiado pela Câmara Municipal do Seixal.
    Se és professor(a) ou tens uma profissão ligada à educação faz-te sócio(a) e vem enriquecer a Casa do Educador com o teu contributo! Todos somos poucos para concretizar os nossos sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *