Visita CES pelo Algarve Histórico e Cultural

Grupo na Capela de Santiago
Nesta viagem com destino a um Algarve ,mais histórico e monumental, fomos percorrendo a habitual paisagem Alentejana e barrocal  Algarvio  com primeira paragem em Castro Marim e o seu castelo. O Castelo de Castro Marim é uma fortificação histórica situada na vila de Castro Marim, no Algarve. Construído sobre antigas fortificações romanas e muçulmanas, o castelo teve grande importância estratégica devido à sua localização próxima ao rio Guadiana. A fortaleza foi ampliada e reforçada ao longo dos séculos, especialmente durante o reinado de D. Dinis. Hoje, oferece visitas panorâmicas incríveis sobre a região e é um testemunho significativo da Idade Média portuguesa.
 
Almoço numa Taberna Medieval com a sua tradicional ementa e respetiva etiqueta lida em voz alta. Tudo acompanhado com rigor e muita simpatia e até alguns presentes se transformaram em rainhas e princesas.
 
 
 
Minas de Sal-gema em Loulé A Mina de Sal-gema de Loulé, constitui uma cidade subterrânea.  Localizada a 230 metros de profundidade, com 45 quilómetros de galerias, esta mina ativa permite aos visitantes explorar formações geológicas com 230 milhões de anos. Durante a visita, podemos aprender sobre a evolução dos processos de mineração e a importância do sal-gema ao longo da história É uma experiência educativa e fascinante, que também com uma reutilização inovadora do espaço mineiro, que destaco num pequeno vídeo fotos.

Visita às Minas de sal-gema em Loulé

2º dia  Faro

Faro, a capital do Algarve, é uma cidade rica em história e cultura. Um dos seus marcos mais importantes é a Sé Catedral de Faro, também conhecida como Igreja de Santa Maria.

Sé Catedral de Faro

A Sé Catedral de Faro foi construída no século XIII, logo após a reconquista cristã da região1. Localizada no centro histórico, no Largo da Sé, a catedral é um exemplo impressionante de arquitetura gótica, maneirista e barroca.

História e Arquitetura

Fundação: A catedral foi consagrada em 1251 pelo Arcebispo de Braga, D. João Viegas.

Destruição e Reconstrução: Em 1596, a catedral foi saqueada e incendiada pelas tropas inglesas lideradas pelo Conde de Essex. Apenas algumas partes, como a torre da fachada e as capelas da cabeceira, sobreviveram. A reconstrução subsequente incorporou elementos maneiristas e barrocos.

Elementos Notáveis: O interior da catedral é adornado com talha dourada, azulejos do século XVII e um órgão construído em 1752 . A Capela de Nossa Senhora dos Prazeres é uma joia da arte barroca, com exemplos de talha dourada, embutidos e pinturas

Banhos Islâmicos em Loulé

Os Banhos Islâmicos de Loulé são um dos mais bem preservados complexos de banhos públicos da época islâmica em Portugal. Descobertos sob uma casa senhorial do século XV, estes banhos datam do século XII e são um testemunho impressionante do legado islâmico na região. O espaço museológico oferece uma visão fascinante da vida e cultura durante a ocupação islâmica do Algarve.

 

3º dia -Sagres

Sagres é uma vila pitoresca no extremo sudoeste do Algarve, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e importância histórica. Foi aqui que o Infante D. Henrique, o Navegador, impulsionou muitas das travessias marítimas durante a Era dos Descobrimentos.
A Fortaleza de Sagres e o Cabo de São Vicente são pontos turísticos imperdíveis, oferecendo vistas espetaculares do oceano e uma rica herança cultura.
Com o recente Centro Interpretativo podemos relembrar uma época áurea na História de Portugal que fez de um pequeno País a primeira “Aldeia Global”.
Reconfortante almoço em Portimão com visita à cidade, com uma construção muito própria para turismo de massas e a  sua bonita marina.
 
De todos ficámos com a certeza de um bom passeio e a expetativa para próxima visita. Um obrigado à Casa do Educador do Seixal e à sua direção no cuidado da organização.
2024-07-08   José Capelo

Por ultimo uma sequência de fotos deste evento " A Aventura nos Espera" sob o tema "Um Algarve Histórico".

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *