CES – Jantar de festa

Em 28 de Outubro de 2002, o notário recebeu em Setúbal um grupinho de professores para legalizar os Estatutos de uma nova associação intitulada "Casa do Educador do Concelho do Seixal" (CES). A intenção era reunir vontades e congregar os educadores do concelho para prolongar a vida de todos para além da escola, proporcionando união, novidade e preparando ainda o futuro com projetos que facilitassem o seu viver.

Passaram 20 anos e, começando com sonhos sem grande conteúdo, hoje toda a gente conhece a Casa do Educador nos seus serviços concretos a favor da comunidade. É a própria CES nas atividades que enchem os espaços da sua sede e são as suas valências - CESVIVER e UNISSEIXAL - que oferecem espaços e momentos de convívio, sabedoria, gosto de viver a muitos amigos, numa apreciável e crescente procura de novidade nas vidas dos que vão envelhecendo. E são mais de 1.000 os que frequentam os espaços da CES, quer como utentes quer como professores, ultrapassando a centena os que vêm gratuitamente apoiar os alunos seniores!

Passaram 20 anos e estamos por isso em festa!

Para além da Exposição de que falamos noutro texto, os associados e seus amigos juntaram-se num jantar de festa no dia do 20.º aniversário para em conjunto se alegrarem, cantar os parabéns e beber à saúde dos que teimam viver ligados à CES e seus projetos.

O restaurante “Manjar das Laranjeiras” acolheu-nos, sócios, elementos dos vários órgãos sociais, amigos e connosco também quis estar o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sr. Joaquim Tavares.

Em comunicação informal e amiga, mais uma vez ouvimos o presidente da CES, prof. Jaime Ribeiro, agradecer a presença dos comensais, lembrar o que foram estes vinte anos de crescimento e ambição por mais. Saudou todos aqueles que trabalharam para que o projeto avançasse e teve uma palavra especial para a prof.ª Rosa Maria Duarte que subitamente nos abandonou para sempre, ela que sempre fez parte de órgãos da CES e diretora da Cesviver por muitos anos.

Lembrou ainda a especial relação que temos com a nossa Câmara Municipal, à qual agradeceu toda a colaboração, bem manifesta na bela Unisseixal, orgulho de todos e onde dá gosto estar.

E como os anelos não faltam, referiu o sonho maior que nasceu há 20 anos e que só agora começa a tornar-se real - a RESIDÊNCIA SÉNIOR, cujo projeto está concluído a nível de arquitetura. Aproveitou a presença do sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, que agradeceu, e entregou-lhe um exemplar deste novo projeto, esperando penhoradamente que a oferta do terreno prometido se concretize, pois sem isso nem concorrer podemos aos fundos europeus destinados aos módulos sociais.

O Sr. Vice-Presidente, para além de saudar os presentes e elogiar o trabalho da Casa do Educador no concelho, enumerou os muitos projetos que a Câmara está a desenvolver por sua iniciativa no município no campo da educação e cultura. E em resposta ao prof. Jaime Ribeiro, afirmou que a Câmara Municipal naturalmente cumprirá a promessa e a Casa do Educador terá o terreno prometido, pois a Residência Sénior é mais um grande projeto que faz falta ao concelho.

A festa terminou com muitas palmas, os “parabéns a você”, bolo e champanhe para os presentes.

A.D.

Parabéns à Casa do Educador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.