Chega ao fim o ano 2023

Estamos a poucos dias do fim de 2023

Considerando, embora, o lado menos "normal" deste fim de ano, pois a CESVIVER e a Unisseixal só agora estão nos começos das suas actividades, poderemos fazer uma avaliação do que foram estes últimos doze meses, que por acaso coincidem com os doze primeiros meses de vigência dos actuais corpos sociais da CES (e da CESVIVER e da Unisseixal).

Relativamente à Casa do Educador, e na linha do que referi na última Assembleia Geral, estamos a assistir a uma tendência "administrativizante" da casa mãe, pois o alargamento das actividades das valências (principalmente da Unisseixal) obriga a dar respostas atempadas a um número cada vez maior de exigências burocráticas, que, como é óbvio, vai deixando menos tempo para as actividades culturais. Se a este aspecto acrescentarmos o trabalho exigente que temos que realizar para termos preparada a documentação a entregar na Segurança Social e na Câmara Municipal com vista a concorrermos aos fundos do PRR para a construção da Residência para Seniores, pouco tempo resta. Todavia, ainda vamos fazendo mostras de filmes através do Cineclube, exposições, concursos literários, viagens, ....

A CESVIVER está a ganhar cada vez mais pujança, graças ao trabalho da Isabel Gandum e da sua equipa, com a manutenção das actividades que já existiam, mas também com a criação de um espírito novo, que permite dar resposta à necessidade de mantermos esta valência bem viva. Parabéns, Isabel e equipa!

Já a Unisseixal é uma estrutura montada há anos, que paulatinamente vai aumentando o número de alunos (cerca de 1070, neste momento), com disciplinas novas e que dá resposta no dia-a-dia às solicitações e necessidades que são colocadas. De facto, a "máquina" está de tal maneira montada que, sendo este o terceiro ano nas novas instalações, não há, posso dizer, problemas que se levantem no funcionamento da Unisseixal. A Excelência só pode ser excelente. Parabéns, Mariana e equipa!

Gostaria, antes de terminar, de dar uma pequena informação sobre a Residência para Seniores.

Recebemos há poucos dias um documento da Segurança Social de Setúbal, informando-nos de que tinha sido aprovado pela SS o Projecto de Arquitectura, que tivera que sofrer algumas alterações. O Projecto de Especialidades já foi remetido à SS e à Câmara Municipal e esperamos a aprovação de documentos remetidos à Protecção Civil Nacional (ANEPC) e ADENE (Energia).

Isto é, estamos, na prática, com a documentação preparada para submetermos a nossa candidatura à Segurança Social (até fim de Janeiro? Esperamos que sim).

Por último, gostaria de desejar a todas e a todos Boas Festas um bom ano de 2024. Todos esperamos isso mesmo.

E penso que todos merecemos.

Informo também que as nossas instalações estarão encerradas no período de 28 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.

O Presidente.

Jaime Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *