Açores 10 a 17 de maio de 2023

Numa Organização da Casa do Educador e Agência Flash, face ao grande entusiasmo manifestado pelos Sócios da Casa do Educador, foram os Açores, o destino escolhido para uma viagem que foi preparada em especial para uma divulgação de Ilhas talvez menos conhecidas.

Desde o início houve o cuidado de face ao tempo, dar uma ideia geral da beleza que em cada uma seria o mais oportuno e um despertar para quando possível um regresso.

Em 8 dias viajámos por 5 Ilhas, Faial, Pico, S. Jorge, Flores e Corvo.

Dia 1- Lisboa -Horta e de imediato um reconhecimento pela cidade, com seu belo Porto, com recordações pintadas nos muros pelos marinheiros que aqui atracam e uma visita ao “Peter “Café Sport para um pouco de convívio.

 

 

Dia 2.-Excursão pelo Faial em principal realce no Vulcão dos Capelinhos com visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

 

Dia 3- Excursão no Pico.

A montanha dominava a paisagem e desde o dias anterior que enchia nossos olhares e seguimos pelas visitas do Museu dos Baleeiros, Casa de rendas e bordados tradicionais e Queijaria Artesanal.

 

Dia 4-Excursão na Ilha de S. Jorge,

Passeio pelas Fajãs, uma porção de terra plana, em geral cultivável, de pequena extensão, situado à beira-mar, formado de materiais desprendidos das arribas ou por deltas lávicos resultantes da penetração no mar de escoadas de lava provenientes da vertente.

Não podia faltar uma visita e provas do emblemático Queijo de S Jorge,

 

Dia 5. Pico- Flores

Com escala em Angra do Heroísmo-Terceira foi oportunidade para uma breve visita na cidade de cuja beleza  fica o apetite para uma próxima viagem.

 

Dia 6. Excursão nas Flores

Chamam-lhe o paraíso ou uma das ilhas mais bonitas do mundo.

Realçamos miradouros com belas paisagens, imponentes cascatas e piscinas naturais de água brilhante

 

Dia7-Excursão ao Corvo.

Emocionante viagem, à ilha do Corvo, em barco semirrígido com passagem pelas grutas e cascatas das Flores,

Talvez um dos momentos mais espetaculares, com grutas e quedas de água que mostravam toda a força da natureza em estado puro.

A ilha do Corvo é a mais pequena do arquipélago, numa singularidade de tradições, destacam-se as ruas estreitas, desenhadas para proteção dos ventos fortes.

 

Dia8-Flores-Lisboa

Após descolagem das Flores tivemos, por cortesia do comandante do avião, uma passagem sobre o Pico numa oportunidade única de vermos de perto toda a beleza da montanha e despedirmos das “Terras de Bruma” com um até breve.

Torna-se muito difícil resumir em pouco espaço toda as aventuras que passámos nestes oito dias, pelo que recomendo uma leitura dos textos “À Descoberta dos Açores” de uma das nossas viajantes que nos deu o prazer da sua presença, Professora Almerinda Bento, no seu blog:

Ver blog da Professora Almerinda

2023-05-17  José Capelo

Ver algumas fotos e um pequeno vídeo.

Pelas grutas e quedas de água nas Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *