Lançamento da Primeira Pedra

Realizou-se no passado dia 29 de Outubro, a sessão de Lançamento da Primeira Pedra, momento marcante para o início das obras de remodelação e de construção do novo edifício da Universidade Sénior do Seixal – Unisseixal, valência da Casa do Educador.

O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, do Presidente da Junta de Freguesia de Amora e do Presidente da Assembleia Municipal, assim como, naturalmente, o Presidente da Casa do Educador do Concelho do Seixal e da Reitora da Unisseixal. Para além destes elementos, marcaram presença na cerimónia diversos elementos dos corpos directivos da CES e da Unisseixal, assim como alguns convidados, como o representante da empresa Teixeira Duarte e o arquitecto João Salvado, que projectou a obra.

Depois de ser descerrada uma placa, onde se indicava a razão da sessão – o lançamento da Primeira Pedra -, deu-se início às intervenções previstas, tendo o arquitecto João Salvado fornecido algumas informações sobre a concepção do projecto, evidenciando três aspectos fundamentais: a existência de uma estrutura antiga, a conservar, e de uma estrutura nova, a ser construída de raiz; o facto de estarmos perante um edifício com objectivos específicos – isto é, que vai ser utilizada por aposentados, para frequentarem aulas; a manutenção de um espaço interior – o lagar – que terá características museológicas, mas que será inserido no conjunto da obra.

Falou, em seguida, o Presidente da CES, pedindo ao consócio Tomás Aquino Bento, anterior Presidente da Direcção, e à Reitora da Unisseixal, Mariana Mareco, que o acompanhassem na intervenção, evidenciando o facto de terem sido estes dois elementos, em representação das equipas que lideraram e lideram, os verdadeiros mentores da construção da nova universidade, pelo trabalho e pelo empenho que mostraram ao longo dos anos.

Relativamente ao momento que se estava a viver, o Presidente da CES, depois de apresentar um historial da Casa do Educador e da Unisseixal, explicitou a sua satisfação por se estar a dar um passo importante para todos, mas principalmente para aqueles que viriam a utilizar uma estrutura com onze salas de aulas e um salão polivalente, pois o edifício do Seixal já não respondia adequadamente às necessidades dos alunos.

Agradeceu, naturalmente, à Câmara Municipal pela disponibilidade mostrada para a construção de uma nova estrutura, situada numa das zonas mais movimentadas do concelho, o que permitirá que mais conterrâneos nossos possam aceder ao espaço cuja construção agora se inicia.

Falou a seguir o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, informando que a autarquia, quando teve conhecimento que o antigo grémio estava à venda, procurou adquiri-lo, tendo em vista o facto de se situar numa das entradas do concelho e de poder vir a ser usado  com utilidade pela população. Assim, para o autarca, não terá sido difícil olhar para o edifício e imaginar a sua utilização pelos aposentados do concelho. Desse modo, foi óbvio e fácil fazer-se uma parceria entre a Câmara e a Casa do Educador, no sentido de se realizar este grande sonho de todos: a construção da nova Universidade Sénior e a sua utilização a partir de Outubro de 2021.

O Presidente da CES

    Jaime Ribeiro

Futuro Edifício da Unisseixal

Cerimónia-Lançamento da 1ª Pedra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *