Igreja da Memória

Para terminar o compromisso que assumi acerca da visita de estudo à zona de Belém/Ajuda, em boa hora programada pela Casa do Educador, vou hoje falar da Igreja da Memória, na Calçada do Galvão, Ajuda.

Este monumento nacional tem por detrás uma triste memória de violência, atribuída na época aos Távoras, uma família nobre que não se relacionava muito com o Marquês de Pombal, a quem consideravam um nobre de segunda classe.

No início de tudo, houve naquele lugar um atentado contra o rei D. José, que vinha de um serão com a amante, filha dos Távoras e já casada. O rei ficou ferido num braço e logo se atribuiu a culpa a esta família. O Marquês avançou com um processo que culminou com a morte violentíssima de muitas pessoas da família dos Távoras, do Duque de Aveiro, do conde de Atouguia, incluindo crianças e a que se juntou o P. Malagrida, jesuíta, cuja ordem não era bem vista pelo poder. Houve ainda o arresto de todos os bens destes nobres.

A execução da sentença ainda hoje é rememorada por uma coluna erigida num beco junto aos Pastéis de Belém, apelidado de Beco do Chão Salgado, por nesse lugar estar o palácio do Duque de Aveiro, que foi destruído e o chão coberto de sal para nunca ali poder medrar algo.

Por se ter "livrado" da morte, o rei manda erigir esta Igreja dois anos depois, num gesto de agradecimento a Deus.

A Igreja da Memória, também chamada “do Livramento”, é uma arquitetura barroca, de linhas clássicas, mas com formas curvas. Sobressaem os mármores nesta igreja. E o transepto (o lugar onde se cruzam os dois braços da cruz latina) é encimado por um conjunto harmonioso de zimbório, cúpula e lanternim lá no alto (uma foto mostra bem estes elementos).

Também notámos que, em vez de colunas, foram usadas pilastras para sustentar o edifício. Visível igualmente a beleza dos varandins e do coro, com o dourado a brilhar.

É nesta Igreja que se encontra o mausoléu com os restos mortais do Marquês de Pombal desde 1923.

A Igreja é pequena, mas muito frequentada como centro de fé.

O resto mostram as imagens.

AD

Igreja da Memória

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *