16 º Aniversário da Casa do Educador

O período de dezanove a vinte e oito de outubro foi de celebração.

A Casa do Educador completava dezasseis anos de vida no dia vinte e oito de outubro e nós quisemos celebrar essa data com a solenidade e dignidade que merece. As celebrações, que se prolongaram ao longo de mais de uma semana, tiveram três momentos especiais.

1º Momento: Ida ao Teatro

No dia dezoito de outubro cinquenta sócios e amigos da Casa do Educador deslocaram-se a Lisboa para assistir à representação da peça “Eu Saio na Próxima e você?”, em cena no Teatro Politeama. Uma comédia bem divertida, interpretada por Marina Mota e João Baião, que proporcionou momentos de boa disposição e são convívio que não deixou ninguém indiferente.

2º Momento: - Inauguração de uma Exposição de Pintura

No dia vinte de outubro, pelas quinze horas, procedeu.se à abertura solene de uma mostra de pintura e escultura de obras de sócios da Associação ARTES, na galeria de arte da Casa do Educador.

Exposição de grande qualidade artística e estética, composta por cerca de três dezenas de obras, que, devido à sua dimensão, teve que se distribuir por duas salas, a galeria propriamente dita, no rés-do-chão e a sala de eventos e reuniões, no primeiro andar.

Depois de umas breves palavras do Presidente e do Vice-Presidente da Casa do Educador, que destacaram a qualidade da mostra e a importância destas manifestações artísticas para a Casa do Educador e as virtualidades do protocolo que mantemos, há muitos anos com a associação ARTES, e que tem permitido estas manifestações culturais. Falou de seguida a Presidente da Associação ARTES, em nome da Associação e dos artistas expositores, tendo realçado mais uma vez a importância do protocolo com a Casa do Educador, mutuamente vantajoso, com aplicação não so na Galeria de arte ma também em outras atividades como workshops e outras iniciativas.

Referiu ainda a excelência da galeria, que só com o recurso a luz natural faz sobressair as obras expostas.

Por fim usou da palavra a Dª Helena Quinta, em representação da Junta de Freguesia de Amora, que referiu sentir-se honrada pelo convite para estar presente neste evento e ainda que a atividade cultural desenvolvida pela Casa do Educador, nomeadamente da Galeria de Arte, é uma mais valia para a Freguesia e que por essa razão estão sempre disponíveis para apoiar.

Seguiu-se uma visita pormenorizada à exposição, terminando num Moscatel de Honra servido aos presentes.

3º Momento: Jantar Comemorativo do 16º aniversário da CES

No dia 26 de outubro, cerca de uma centena de sócios, amigos e convidados da Casa do Educador reuniram-se no restaurante Manjar das Laranjeiras para um almoço comemorativo do 16º aniversário da Casa do Educador.

Honraram-nos com a sua presença a Dª Helena Quinta, em representação da Junta de Freguesia de Amora, A Dª Umbelina Ribeiro, presidente da Associação Artes, o senhor Fernando de Sousa, presidente da UDIPSS de Setúbal, a vice-presidente da ARIFA, Dª Maria Júlia Freire.

Após o repasto e antes da animação musical, usaram da palavra o presidente da Casa do Educador que saudou os presentes, referiu a importância da instituição no contexto social e cultural do Concelho, fez uma breve resenha da atividade da Casa do Educador ao longo destes dezasseis anos e dos projetos e aspirações por concretizar, desafiando os associados a terem uma participação ativa na vida da instituição.

Seguidamente dirigiu-se aos presentes a Dª Helena Quinta, que enalteceu o trabalho da Casa do Educador no seio do movimento associativo e a sua relevância no contexto cultura e social do Concelho e em particular da Freguesia de Amora, reafirmando disponibilidade da Junta de Freguesia para colaborar connosco sempre que possível. Terminou dando os parabéns pela passagem de mais um aniversário, desejando que tenha muitos anos de vida sempre via e atuante. Depois de um período de animação musical, que proporcionou agradável convívio, e são divertimento, cantaram-se os parabéns à Casa do Educador, comeu-se o bolo e bebeu-se o champanhe.

Assim se passou mais uma noite de grande fervor associativo, na certeza que a instituição continua viva e atuante e que as populações do concelho podem contar com os benefícios que ela oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *