Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen

A Casa do Educador do Seixal está a celebrar o seu 17.º aniversário. Hoje, sábado, dia 26 de outubro, vivemos o primeiro ato, a que se seguirão mais duas ações: uma ida ao teatro a Lisboa e um almoço de confraternização no dia 9 de novembro.

Neste convívio que encheu de sócios e amigos o salão da CES, assistimos a um desfiar de poesia dita e cantada a lembrar a grande poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, no centenário do seu nascimento.

Mas muito trabalho houve antes a preparar os painéis que ilustravam as paredes com poemas da Sophia e quadros de pintura de Maria Helena Vieira da Silva, as duas artistas amigas que bem enriqueceram a cultura portuguesa. Lá vimos mesmo poemas de Sophia dedicados à amiga e seu marido, Arpad Szenes.

O Presidente da CES, prof. Jaime Ribeiro, agradeceu a presença de muitos nesta cerimónia, chamando à frente os elementos dos três corpos da associação – CES, UNISSEIXAL e CESVIVER – para salientar que não é só o Presidente a trabalhar. Ele representa a associação, mas são muitos os que dão a cara com um trabalho contínuo e responsável para que tudo corra a contento. Este gesto foi coroado com uma vibrante salva de palmas.

Seguiu-se a lembrança da poetisa Sophia com poemas dela ditos pelas colegas M.ª José Gonçalves, Emília Farinha, M.ª das Dores e Jaime Ribeiro com música de fundo de M. Guedes. A seguir, deleitámo-nos com a voz e a viola do amigo Mário Veiga. A poesia e a música ficam bem na Casa do Educador.

Ainda ouvimos os parabéns à CES do presidente da Junta de freguesia de Amora, Sr. Manuel Araújo, da vereadora Dr.ª Maria João Macau, que enalteceu a ação da CES e suas valências no concelho e, chamado pelo presidente, também o prof. António Henriques disse umas palavras de congratulação por estes 17 anos de voluntariado forte que, nos nossos dias, permitiu atingir um milhar de pessoas.

A sessão terminou com um saboroso moscatel de honra no pátio exterior, que permitiu um saudável convívio entre os presentes.

A.D.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *