Tertúlia “Encontro de Gerações” na CES

A apresentação do livro de poemas “A Vitória do Silêncio”

Acho que não cometo nenhum exagero se descrever a Tertúlia que aconteceu dia 9 de junho, como um dos momentos mais felizes vividos este ano na “Nossa Casa do Educador”

O nome que demos ao evento “Encontro de Gerações, Poesia e Música no Ar”, já antevia que seria uma tarde com momentos muito agradáveis.

E porquê? Porque no mesmo evento houve: poesia, fado, música e muitos afetos:

A apresentação do livro de poemas “A Vitória do Silêncio” da autoria de Pedro Afonso, foi o motivo para a realização deste Encontro.

O poeta é um jovem criado no nosso Concelho e com raízes em Arrentela, onde frequentou a Escola nº2 da Quinta de São João.

O fado surgiu na voz de David Ventura, também ele jovem do Cavadas, Arrentela, ex-aluno e atualmente a exercer funções letivas na mesma Escola.

Os guitarristas, acompanhantes do David, deliciaram-nos com as suas “guitarradas”.

 A música foi interpretada pelos “Sons da Amizade” o grupo privativo da Unisseixal - e pela voz tão bem timbrada dos amigos Manuel Guedes Jacinto e Mário Veiga.

Os afetos, estavam patentes nos rostos das pessoas que enchiam a sala: amigos e familiares do Pedro e do David, antigos professores e senhoras auxiliares da já referida Escola e os amigos de sempre da Casa do Educador. Houve muitos abraços e lágrimas ao “Canto do Olho”!

Com uma pontinha de orgulho, tenho que referir que o poeta e o fadista foram meus alunos.

Trabalhei 18 anos naquela freguesia. Construi laços que perdurarão para sempre na minha memória.

Este evento foi bem sucedido porque muita gente se empenhou para que corresse tudo bem.

Assim, dirijo os meus sinceros agradecimentos ao Pedro e à sua arte de escrever poesia, à colega Lourdes Mano que fez a apresentação do livro, numa análise apelativa às emoções e sentimentos revelados no jogo de palavras do autor; ao amigo Guedes que colaborou na apresentação, musicando e cantando um dos poemas; ao David, pela sua voz e jeito de interpretar o fado; aos colegas que “disseram” os poemas; aos companheiros da Direcção: à Amélia Lopes que comigo elaborou o programa, à Maria José Gonçalves, à Rosa Duarte, à  Alda Correia, à D. Carmen, ao Rui e à D. Antónia,  pela ajuda na logística  e  nos pequenos pormenores que foi preciso limar; ao amigo Alberto Maia que tirou as fotografias; às amigas que confecionaram os deliciosos bolos e doces.

Um agradecimento muito especial aos colegas e amigos que formam os “Sons da Amizade”.

É bom saber que podemos contar com todos, nos momentos importantes.

Maria José Vaz

Tertúlia na CES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *