Quem Somos

QUEM SOMOS?

Edifício Escolar PrimárioA Casa do Educador do Concelho do Seixal (CES) nasceu do sonho de alguns professores que queriam um espaço em que livremente pudessem encontrar-se, conviver e preparar acções para satisfação das suas necessidades como grupo.
Após a Assembleia Constituinte de 11/05/2002, uma Comissão Directiva Provisória preparou os Estatutos, que foram legalizados em 28/10/2002.
Desde 31/03/2005, a CES passou a ser uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).

 Que pretendemos?
- A integração social e comunitária dos seus associados, promovendo actividades de convívio, de lazer e de formação;
- A protecção dos mesmos na situação de velhice ou dependência, criando serviços e equipamentos destinados a esses fins;
- Colocar ao serviço da comunidade as nossas capacidades, mesmo para além da aposentação, de modo a prolongar a nossa qualidade de vida.

 Quem pode ser sócio?
- Os profissionais da educação (educador, professor, técnico) no ensino oficial ou particular que trabalham ou trabalharam dentro do concelho do Seixal ou, exercendo a sua actividade fora do concelho, nele estejam domiciliados;
- Os familiares do sócio no sentido ascendente e descendente em linha directa ou cônjuges.

 Que projectos temos?
- Temos propiciado muitos passeios e visitas de estudo aos sócios e seus amigos;
- Levamos muitas centenas de pessoas ao teatro, a espectáculos musicais e a museus;
- Organizamos sessões de cultura com variados oradores;
- Programamos e organizamos acções de formação.
- Pusemos de pé a UNISSEIXAL-Universidade Sénior do Seixal, que desde Janeiro de 2007 tem sido um sucesso na dinamização cultural e social dos seniores. A Unisseixal iniciou o seu 4.º ano académico ( 2009/2010) em 26 de Outubro. Neste momento, estão inscritos 478 alunos, que frequentam 71 disciplinas e se distribuem por 92 turmas, os quais são acompanhados por 76 professores em 10 pólos de ensino. Servimo-nos dos espaços livres das escolas, instituições públicas e associações para prestar este relevante serviço aos que nos procuram.
- Estamos a dinamizar igualmente o projecto CESVIVER, para apoiar pessoas que queiram ou precisam de companhia. Oferecemos um grupo de voluntários, com formação nesta área, dispostos a melhorar a qualidade de vida dos que vivem em solidão, partilhando algum do seu tempo com quem precisa de conversar, sair de casa, quebrar a monotonia.
Aceitamos pessoas que queiram colaborar neste voluntariado e pedimos que nos informem de possíveis beneficiários do projecto.
- O nosso projecto maior, com que sonhamos desde o início, é a construção de uma Residência para seniores, onde possamos repousar e conviver com os amigos nos anos da nossa vida mais marcados pela dependência. Se não investirmos nós neste projecto, quem nos resolve o problema?
Para tal, precisamos muito de crescer em número de sócios.

 Onde nos encontramos?
Casa do Educador

A sede da Casa do Educador, cedida pela Câmara Municipal do Seixal, foi durante seis anos um espaço dentro da ex-Delegação Escolar do Seixal na Amora, Rua Emídio Guilherme Garcia Mendes. A partir de 20 de Dezembro de 2008, mudámos para a nova sede social, que por sinal foi a primeira escola primária da Amora, na Rua Conselheiro Custódio Borja. Este belo e histórico edifício, de que ainda usamos apenas o rés-do-chão, vai sofrer obras de restauro completo nos pisos superiores, programadas pela Câmara Municipal para 2010

Para mais informações?
- Dispomos de dois sites: 
www.casadoeducador.org/ e outro ligado directamente à nossa Universidade: www.unisseixal.org/

- Endereço de correio: Rua Cons. Custódio Borja, n.º 1, 2845-445 AMORA

- Endereços  electrónicos: casaeducador@sapo.pt ou casa.educador@gmail.com

- Telefone e Fax: 212211520

António Henriques