Capela de S. Jerónimo

Pormenores de Belém e Ajuda
No sábado, 25 de janeiro, um autocarro do Sr. Chapa, por conta da Casa do Educador, levou-nos para Belém numa visita programada para vermos as belezas escondidas da zona, aquelas que escapam aos turistas…
O Dr. Miguel Soromenho levou-nos a visitar a capela de S. Jerónimo, o Jardim Botânico da Ajuda, o Convento de N. Sr.ª do Bom Sucesso, a Igreja da Memória e ainda o Palácio da Ajuda. Eu vou apenas falar de alguns pormenores em textos dispersos por vários dias.

Capela de S. Jerónimo

Situada lá para o alto do Restelo, por cima do Campo do Belenenses, é um cubo pequeno, de estilo manuelino, com o cordame à volta, de paredes fechadas à maneira militar, com quatro pináculos e gárgulas por onde escorria a água.
Para ali se deslocavam os frades para sentirem o ambiente do deserto, isolamento da sociedade, típico desta ordem.
O que mais me impressionou foi aquela porta de reduzidas dimensões, mas encimada por toda uma mensagem universal, própria de D. Manuel.
Reparem bem na foto: ao centro o escudo real encimado por uma coroa, duas esferas armilares, uma de cada lado, a representar o poder temporal (à direita) e o poder espiritual (à esquerda, com uma cruz em cima), que o rei achava que era o senhor do universo!...
AD

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *