Almoço Comemorativo do 17º Aniversário

E cumpriu-se mais um número do programa de celebração do 17.º aniversário da Casa do Educador do Seixal (CES)…

Os sócios e amigos da CES juntaram-se no almoço deste sábado, quase uma centena de pessoas no Manjar das Laranjeiras, o restaurante preferido das nossas festas.
Num ambiente de alegria e confraternização, foi bom ver caras que não víamos há algum tempo e foi bom também olhar para trás e percorrer as estações todas, desde 2002, naquele cantinho oferecido pela Câmara na antiga Delegação Escolar, espaço que partilhávamos com a Escola do 1.º ciclo de Amora. A semente lançada à terra cresceu, deu fruto e hoje é esta associação que toca na vida de um milhar de pessoas, ora nas iniciativas de cultura e lazer que dinamiza, ora participando nos convívios da Cesviver ou ainda frequentando as aulas da Unisseixal (e são mais de 800 inscritos…).
Connosco estiveram a Vereadora Dr.ª Maria João Macau, do Pelouro da Educação, Urbanismo e Recursos Humanos, e o Presidente da Junta de freguesia de Amora, Sr. Manuel Araújo. O nosso Presidente, prof. Jaime Ribeiro, congratulou-se com os presentes que vieram à festa e referiu a presença forte da Casa do Educador na comunidade, elogiando todos aqueles que desde o início deram o corpo ao manifesto para hoje sermos uma instituição socialmente relevante na contribuição que dá para um envelhecimento ativo da população. E não deixou de assinalar a falta de espaços compatíveis com a idade da população que servimos.
O Sr. Manuel Araújo elogiou o trabalho da nossa associação no concelho, reafirmando o acompanhamento e apoio que a Junta de Freguesia oferece à CES. E a Sr.ª Vereadora falou com muita emoção dos 17 anos da Casa do Educador, que ela acompanhou desde o início quando ainda exercia outras funções. Valorizou deveras o crescimento do projeto e salientou que a Câmara, quando vai ao estrangeiro, não deixa de referir a marca positiva da CES no nosso concelho. Reconhecendo que o crescimento destes 17 anos criou novas preocupações à Câmara, quis deixar-nos uma “prendinha” no sapatinho, dizendo que é já para a semana que os arquitetos vão aos espaços da antiga Casa da Lavoura no Fogueteiro, que foram comprados pela Câmara para sede da Unisseixal, para se iniciarem as obras de adaptação, que incluem ainda lugares de estacionamento em espinha na estrada nacional n.º 10. Com piso térreo e mais central, este novo espaço serve muito melhor os alunos da nossa Universidade Sénior.
E a festa decorreu com muito boa disposição, cantaram-se os parabéns com bolo e espumante e ainda houve música para uns pés de dança. Viva a Casa do Educador!
AD

Fotos de A. Maia

3 pensamentos em “Almoço Comemorativo do 17º Aniversário

  1. Caros amigos António Henrique e Alberto Maia.

    A Direcção da CES (e eu pessoalmente) agradece o vosso empenho na reportagem que acabei de ver e apreciar. É com o trabalho dos voluntários que a Casa, a Cesviver e a Unisseixal estão, e ficarão, cada vez mais “de excelência”.
    Um abraço.

    Jaime Ribeiro

    1. É sempre agradável receber um obrigado, especialmente nestes trabalhos quase invisíveis. O mundo digital leva-nos muito longe, mas só quem conhece as coisas por dentro é que repara como a nossa palavra e imagem chega a tanta gente… Felizmente, desde o começo conseguimos encontrar amigos que nos “suportam” esta tecnologia, que não é fácil. A eles devemos também este trabalho de reportagem, que nós fazemos com gosto, quer eu quer o casal Maia, sempre apoiados por outro casal, a Luísa e o Agostinho Bernardo. Bom trabalho a todos. A. Henriques

      1. O nosso agradecimento também pelo vosso empenho e colaboração, António Henriques, Barbara e Alberto Maia. Os poucos conhecimentos que vos transmitimos conseguem apresentar do bom e do melhor que conseguem fazer. Eu sei bem as horas e horas que todo este trabalho exige aos voluntários e não só… Somos ainda uma pequena equipa e por muita vontade que todos temos, somos sempre poucos a colaborar nestes trabalhos, como dizes “quase invisíveis”. Vamos mantendo a nossa “excelência” e fazemos votos que ela não se perca. Um Bem Haja a todos quantos participam e colaboram com a CES e Unisseixal. Obrigado. LB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *