Falando de Fernando Pessoa

RICHARD ZENITH NO SALÃO DA UNISSEIXAL

A sessão realizada no Salão Nobre das novas instalações da UNISSEIXAL contou com a presença de Richard Zenith, reconhecido como um dos maiores especialistas da vida e obra de Fernando Pessoa. Richard vive em Portugal há mais de 30 anos.

Para quem está a par da actividade da CASA DO EDUCADOR, concordará que esta sessão foi, como sói dizer-se, o fechar com chave de ouro das comemorações. De facto, no que à Literatura diz respeito, poesia e não só, a obra de Pessoa a partir de 2011, tem merecido, ao longo dos anos, um destacado tratamento.

A apresentação consistiu num conjunto de perguntas, dirigidas pelo Prof. Jaime Ribeiro ao ilustre convidado, versando aspectos relacionados com a vida e obra de Fernando Pessoa, grande poeta português de projecção mundial.

Como era expectável, a génese dos heterónimos foi um dos aspectos mais abordados.

Richard falou ainda da importância cada vez maior que vai tendo, por esse mundo fora, o Livro (ou os livros) do Desassossego, sendo que também ele organizou uma versão própria.

Devido ao facto de ter sido publicado este ano o livro “Pessoa. Uma Biografia”, vários intervenientes colocaram perguntas relacionadas com esta sua obra.

E, apesar de não ter sido promovida a venda do livro, no final da sessão formou-se uma significativa fila de pessoas, que já o possuíam, para solicitar o desejado autógrafo.

Zenith, que teve oportunidade de elogiar a excelência das instalações da UNISSEIXAL, deixou na agradada assistência a imagem de uma pessoa acessível e de enorme simpatia. Enfim, não será exagero afirmar que esta iniciativa cultural da Casa do Educador permanecerá na nossa memória colectiva durante muitos e bons anos.

Seixal, 9 de Novembro de 2022

Manuel Ramalhete

(Aluno da UNISSEIXAL)

Momentos da sessão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *