Lisboa eu visito

A Casa do Educador inicia este ano lectivo 2018-19, a visita à cidade de Lisboa, dando continuidade ao programa "Lisboa eu Visito", convidando os seus sócios e amigos para as visitas ao Museu da Filigrana, durante o período da manhã e ao Museu do Dinheiro, na parte da tarde.

No dia 24 de Novembro, a Casa do Educador visitou o Museu da Filigrana que é o primeiro museu dedicado à manufactura da Filigrana em Portugal, localizado no Largo de São Carlos, em Lisboa. Este museu, inaugurado a 3 de Maio de 2018, faz uma verdadeira homenagem à arte da filigrana, cujo projecto é promovido pela joalharia Anselmo, desde 1910.

Nesta visita, cerca de cinquenta sócios e amigos da CES, puderam apreciar toda a história cronológica e a evolução da filigrana em Portugal. O ambiente tradicional das oficinas familiares e as diferentes fases do processo de produção da filigrana. Os fios que tecem os mestres artesãos, fios de ouro, são muito finos e trabalhados com mais pormenor e minúcia.

Esta visita guiada é constituída por duas partes: uma de exposição e outra de observação prática. Organizaram-se dois grupos e enquanto um visitou a exposição, o outro dirigiu-se junto do artesão, José Manuel, que está presente neste museu para fazer a demonstração das várias fases da produção de réplicas em filigrana. Depois cada grupo dirigiu-se à outra visita em falta. A loja do Museu tem para venda peças emblemáticas em exposição, assim como uma completa colecção de filigrana, em ouro e em prata, com destaque para uma linha de peças únicas exclusivas do Museu. Todas as pessoas presentes, no fim destas visitas puderam apreciar as várias colecções expostas na loja e adquirir algumas das peças que estão à venda, neste museu.

Entretanto chegou a hora do almoço e antes todos foram informados para estarem junto à praça do município, às 14:15, para a visita ao museu do dinheiro.

Visita Guiada

Depois de um intervalo para almoço e convívio dirigimo-nos ao Museu do Dinheiro, tal como foi combinado, aguardando pela hora de entrada.

Todo o visitante passa por um controle antes de entrar para a visita, sendo estas as normas estipuladas pelo museu. Entretanto estamos prontos para fazer uma viagem sobre a história do dinheiro, numa visita guiada pela Ana de Jesus.

O Museu do Dinheiro, inaugurado a 9 de Junho é reconhecido como “Melhor Museu do Ano 2017” pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que decorreu no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Para além do prémio "Melhor Museu do Ano", o Museu do Dinheiro foi ainda galardoado com uma menção honrosa na categoria de melhor website

O Museu do Dinheiro, instalado na antiga igreja de São Julião, inteiramente restaurada no âmbito do projeto de reabilitação da sede do Banco de Portugal, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecerem exemplares raros de notas e moedas de todo o mundo, numa experiência inovadora e interativa. O acervo do Banco de Portugal integra centenas de objectos históricos, muitos dos quais relacionados com a própria história da instituição.

Tocar uma barra de ouro, fazer uma viagem virtual ao século XII, ver a primeira moeda da história, cunhada há cerca de 2 700 anos, conhecer a evolução das moedas e notas portuguesas, cunhar virtualmente uma moeda ou uma nota com o rosto do visitante são alguns dos aspectos atrativos deste espaço museológico.

Visita Guiada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.