Visitar Lisboa

Dando continuidade ao programa “Lisboa Eu Visito”, no dia 26 de maio fizemos mais uma visita a Lisboa, estando programada a visita à Casa-Museu João de Deus e à Basílica da Estrela, ficando para a parte da tarde a visita ao Museu da Eletricidade e MAAT.

Ainda não eram dez horas e já o Dr. Miguel Seromenho, que nos guiou nesta aventura por Lisboa, nos aguardava junto ao jardim da Estrela. Depois de dividir o grupo, metade foi visitar a casa onde viveu e morreu o poeta e Pedagogo indo a outra parte visitar a Casa-museu trocando depois.

Se no primeiro local pudemos ver como viveu e morreu João de Deus através da simplicidade da casa, do seu mobiliário e também dos objetos pessoais, já na casa-Museu podemos contactar com a sua obra poética e pedagógica, muito particularmente com a sua obra emblemática, a cartilha Maternal.

Visitamos de seguida a Basílica da Estrela, onde pudemos admirar a sua arquitetura, as obras de arte que lá existem, nomeadamente as pinturas dos retábulos, quase todas do pintor italiano Pompeo Batoni e o presépio, uma obra de Machado de Castro.

Depois do almoço, na churrasqueira Valenciana, em Campolide, que foi também um momento de convívio e descontração, seguimos para Belém para uma demorada visita ao Museu da Eletricidade e do Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT.

Aí, “convivem” em perfeita harmonia o passado e o futuro. O passado consubstanciado num magnífico edifício do início do século XX, que guarda no seu interior uma unidade industrial dessa época, que durante mais de meio século produziu toda a eletricidade que Lisboa necessitava. Uma verdadeira arqueologia industrial.

Em contraste com esta preciosidade do passado uma outra preciosidade voltada para o futuro. O MAAT é um edifício futurista, muito bem enquadrado com o meio envolvente e que alberga no seu interior exposições de arte contemporânea.

Na hora de regressar a Amora, era opinião unânime que tinha valido a pena, pelo que tínhamos visto e pelo convívio.

Visita aos Centros históricos de Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *