Visitar Lisboa

Continuando a descobrir Lisboa por locais de grande interesse e alguns menos conhecidos do público, mas também de rara beleza, foi hoje, dia de visitarmos:

- A Capela de  S. Jerónimo-: construída em 1514, dentro dos terrenos da cerca dos Monges Jerónimos do Mosteiro de Santa Maria de Belém, é um monumento que impressiona todos os que o vêem pela primeira vez

- O Jardim Botânico da Ajuda: É um dos jardins mais bonitos e históricos de Lisboa, mas desconhecido por muitos, e fora dos principais roteiros turísticos.

Tem cerca de 1600 plantas das mais diversas proveniências, distribuídas por mais de três hectares de jardim.

- A Igreja do Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso: Por amável colaboração da Ex.ma Diretora do Colégio do Bom Sucesso que funciona no espaço do convento, tivemos a possibilidade de apreciar toda a beleza da Igreja.

Igreja do Convento de Dominicanas Irlandesas mais antigo do mundo, fundado em 1639, para acolher religiosas irlandesas fugidas às perseguições; a igreja foi sagrada em 1670.

Templo de planta octogonal em que se destacam os retábulos, seja o do altar-mor, em mármore e jaspe ainda os dois coros, com os respetivos cadeirais, altares entalhados.

- O Palácio Nacional da Ajuda: A sua construção teve inicio no fim do século XVIII (1795) para substituir a Real Barraca.

Antigo Palácio Real, é hoje em grande parte um museu, apresentando um relevante acervo de mobiliário, ourivesaria, pratas e joalharia.

O Museu do Palácio contem um verdadeiro e único espólio de artes decorativas com colecções que vão do século XV ao século XX e apresenta em dois pisos distintos os apartamentos privados e as salas nobres para os dias de gala.

Hoje, tal como durante a monarquia, é utilizado pelo Estado português para cerimónias oficiais.

- A Igreja da Memória: construída em memória da tentativa de assassinato do rei D. José pela família Távora, ocorrido em 1758, o projeto deste templo coube ao arquitecto italiano Giovanni Carlo Bibienna.

Realçamos também a boa colaboração do Dr. Soromenho que com o seu muito conhecimento tem guiado todas as visitas.

José Capelo 2020-01-25

Palácio e Jardim-Capela S. Jerónimo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *