Lisboa eu Visito

Lisboa Eu Visito

Igreja de Fátima e Museu Gulbenkian

Hoje 26 de Janeiro foi dia de mais um passeio no projeto “ Lisboa Eu Visito” organizado pela Casa do Educador do Seixal ao Museu Calouste Gulbenkian e Igreja de N. Sra. de Fátima
Numa manhã soalheira, com sócios e amigos animados, foi tempo de dar início então ao nosso passeio, acompanhados em representação da Casa do Educador pela professora Alda e conforme planeado, lá estava o Dr. Soromenho para enriquecer com as suas informações, a visita à Igreja de N. Sra. de Fátima.
Trata-se da Igreja mais moderna de Lisboa, cujo projeto foi encomendado ao arquitecto Pardal Monteiro em 1933 pela Sociedade Progresso de Portugal, tendo demorado um ano a realizar e foi consagrada em 1938.
Igreja de linhas direitas, com três naus, linguagem moderna e teve a colaboração artística de Almada Negreiros (vitrais), dos escultores Leopoldo de Almeida (Virgem e os pastorinhos de Fátima; Ressurreição de S. Lázaro; S. João Baptista) e Francisco Franco (Friso dos Apóstolos, pórtico de entrada).
Depois desta primeira vista, cada qual escolheu o seu melhor, sendo que na maioria optou por apreciar os belos jardins e passeios da Fundação Calouste Gulbenkian com tempo para uma reconfortante conversa com almoço ou café.
A visita ao museu Calouste Gulbenkian, com exposição da Coleção do Fundador foi acompanhada por ótimos guias que nos transmitiram o melhor do seu conhecimento.
A Coleção do Fundador abrange o tema Oriente-Ocidente pelos 5.000 anos de história através das obras reunidas por Calouste Gulbenkian numa das mais importantes coleções de artes.
Estão expostas de cerca de mil peças divididas pelos núcleos de Arte Egípcia, Greco-Romana, Mesopotâmia, Oriente Islâmico, Arménia, Extremo Oriente e, na arte do Ocidente, Escultura, Arte do Livro, Pintura, Artes Decorativas francesas do século XVIII e obras de René Lalique.
Obras adquiridas sempre por seu gosto pessoal e grande critério da qualidade como reflete na frase que lhe á atribuída:
“Only the best is good enough for me” espelha bem os critérios de qualidade pelos quais se regia e a relação de afeição que desenvolvia com o objeto.
Foram-nos também transmitidos alguns relatos da vida de Calouste Gulbenkian e da sua relação com os políticos da época.
Ficam algumas fotos que relembram um pouco do que pudemos apreciar e também de mais um, muito agradável passeio, que a Casa do Educador proporcionou.
A todos os presentes e organizadores, o nosso muito obrigado e até ao próximo “Lisboa Eu Visito”
Ver álbum de fotos na publicação a seguir.

José Capelo

Igreja Nossa Sra de Fátima

Lisboa eu Visito by Slidely Slideshow

Museu Caloustre Gulbenkian

Lisboa eu Visito-Gulbenkian by Slidely Slideshow

Um pensamento sobre “Lisboa Eu Visito

  1. Boa organização com tempo para convívio e cultura.Os sócios e amigos aproveitem esta disponibilidade da Casa do Educador pois todos os eventos são comunicados por email.Ficamos a aguardar pelo próximo.Sempre uma surpresa agradável nesta Lisboa com tanto para visitar e apreciar,que tentamos reflectir nestas bonitas apresentações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *