Visitar Lisboa

Lisboa eu Visito

A CASA DO EDUCADOR VISITA LISBOA
Inserido no programa “Lisboa Eu Visito”, no dia 17 de Fevereiro, um grupo de cinquenta e cinco sócios e amigos da Casa do Educador deslocaram-se a Lisboa para visitar lugares de grande interesse histórico e cultural.
Eram nove horas quando o autocarro saiu da Amora em direção ao Miradouro da Senhora do Monte, viagem com uma parte final atribulada, devido à dificuldade do autocarro circular nas ruas estreitas e com um estacionamento desordenado na Lisboa Antiga, havendo mesmo a necessidade de fazer a parte final do percurso a pé.
No Senhor do Monte tínhamos à espera o Professor Seromenho que nos iria acompanhar em todas as visitas e explicar a importância e o enquadramento histórico dos locais visitados.
Depois de admirarmos a magnífica vista sobre Lisboa que nos é proporcionada pelo Miradouro da Senhora do Monte e de visitarmos a Ermida de São Gens, seguimos pelas estreitas ruas em direção ao Convento da Graça, para visitar a Igreja e a exposição das 1587 miniaturas, em barro não cozido, que retratam a procissão do Corpo de Deus como seria no século XVIII, concebidas e moldadas à mão, entre 1944 e 1948, pelo empresário Diamantino Tojal.
Após o almoço, fizemos um passeio guiado pelas ruas estreitas do bairro, que nos conduziram a uma Vila Operária do início do século XX, tendo a caminhada terminado no convento do Menino Deus, onde visitamos a igreja e a sacristia, com as sua magníficas pinturas e imagens, entre as quais se destacam os painéis da Capela-mor, que são exemplo de pintura barroca: "São Francisco despojado dos hábitos seculares", elaborado por Vieira Lusitano e "São José e da morte de São Francisco", elaborado por André Rubira.
Esta era a última visita programada, pelo que ainda ficou algum tempo livre para conversar e comentar o que acabávamos de ver, e em passo de passeio dirjirmo-nos para o autocarro para regressar a casa, com a certeza de um dia culturalmente muito rico, passado em são convívio e amizade.

A Casa do Educador visita Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *