Aniversários

Programa de Iniciativas

No passado dia vinte e oito de outubro de 2017 passaram quinze anos sobre a fundação da Casa do Educador e para comemorar esta efeméride levamos a efeito algumas iniciativas de caráter cultural, das quais destacamos:

20-10-2017– Workshop sobre a Modelagem de Barro, em colaboração com a Associação “ARTES”, dinamizada pelos artistas plásticos Umbelina Ribeiro e Pé-Léve.

21-10-2017– Inauguração de uma exposição de painéis de azulejo e escultura, do ceramista e escultor Francisco Vaz, patente na Galeria de Arte da Casa do Educador e Atuação do nosso amigo e professor da Unisseixal, Manuel Guedes, que interpretou poemas de Miguel Torga, por ele próprio musicou.

26-10-2017– Ida ao teatro Politeama para assistir à representação da peça “Comédia Fantástica”, um espetáculo de Filipe Lá Féria.

28-10-2017– Almoço comemorativo do XV Aniversário da Casa do Educador, no restaurante “O Manjar das Laranjeira” com a participação de muitos sócios familiares e amigos da Casa do Educador e presença de muitos convidados

Estas iniciativas foram programadas a pensar nos associados e amigos da Casa do Educador, tendo respondido à chamada uma vez que todas estas iniciativas tiveram uma grande participação

Workshop - Modelagem de barro

No passado dia vinte do presente mês, pelas 14,00 horas, e concretizando o protocolo firmado entre a CES e a ARTES (Associação Cultural do Seixal), realizou-se um work-shop de modelagem em barro, atividade orientada por Umbelina Ribeiro e Carlos Pé-Leve, artistas da ARTES. Como o dia estava agradável, os trabalhos realizaram-se no belo jardim da CES, permitindo que a visão do espaço inspirasse as nove sócias inscritas na prática da construção de figuras a partir de blocos de barro, retirando daí o prazer natural da feitura de pequenas obras de arte, nalguns casos pela primeira vez. Naturalmente que a esta atividade se juntou a troca de impressões e de opiniões, o que ajudou ao desenvolvimento das ideias, com o apoio da experiência dos elementos da ARTES. Depois da secagem e da cozedura, teremos os resultados finais do trabalho desenvolvido.Foi uma tarde inspiradora e de aquisição de experiências que permitirão, naturalmente, que as “aprendizas” possam dar agora passos mais ousados na técnica da modelagem.

Reportagem fotográfica

XV Aniversário-Workshop sobre a Modelagem de Barro by Slidely Slideshow

Exposição do Artista Francisco Vaz

É com enorme orgulho, vaidade e imensa alegria que participamos nos vários eventos programados e dinamizados pela Direcção da nossa prestigiada Associação, visando a celebração de mais um aniversário.

Hoje, a tarde foi destinada à inauguração de uma bonita Exposição de Escultura e Azulejaria do Artista Francisco Vaz.

As fotografias revelam a grande qualidade estética e o domínio pleno destas Artes ligadas ao fogo.

Se me permitem a ousadia de tecer algumas considerações, direi que os quadros de Azulejo encantaram-nos pela graciosidade das formas, tonalidades utilizadas, texturas conseguidas com o fogo e, até certo ponto, também a noção de volume se encontra expressa em todos eles.

Por outro lado, alguns painéis remetem-nos para a Poética Visual, numa interligação perfeita entre a Palavra e a Imagem criada. São exemplos: «Evidência I», «Evidência II», «Olhar a música do Zeca I», «Olhar a música do Zeca II» e «Olhar a música do Zeca III»

Quanto às Esculturas e seguindo um “caminho” bem contemporâneo, o Artista Francisco Vaz utiliza materiais comuns, nomeadamente tijolos, manilhas de grés cerâmico, arcos ou cintas metálicas (utilizadas na centenária arte da tanoaria para prender as aduelas) e ferros, concedendo-lhes uma outra utilização e “leitura”, elevando-os à condição de materiais artísticos, numa relação muito interessante entre o Artista e a obra criada.

Muitos parabéns ao Artista Francisco Vaz p’la qualidade excepcional das obras expostas reveladoras de muita imaginação, criatividade, originalidade e sentido estético.

Muitos parabéns também, a todos os colegas e amigos da Direcção da nossa Casa do Educador do Seixal por se começar desta forma, brilhante, os eventos que celebraram o 15º Aniversário da CES.

Como é habitual, a cerimónia da inauguração desta bela Exposição foi marcada por três momentos de grande simbologia:

- Breves mas elogiosas palavras proferidas pelos Presidente e Vice-Presidente da Casa do Educador, Profs. Tomás de Aquino e Jaime Ribeiro, do próprio Artista Francisco Vaz explicando em traços gerais as obras agora expostas na Galeria de Arte e jardim da nossa Associação e, também, palavras de grande apreço e amizade proferidas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Senhor Manuel Araújo.

- Miguel Torga esteve presente neste evento muito especial, através dos seus belíssimos poemas, musicados e interpretados pelo nosso querido amigo Guedes e, um outro, lido pela nossa querida amiga Amélia Lopes.

- Um Moscatel de Honra e um lanche foram servidos a todas as Entidades presentes e aos restantes sócios e amigos da CES.

Eis algumas fotografias para motivar os amigos a visitar esta bela Exposição, a qual se manterá até ao dia 20/Novembro/2017, na Galeria de Arte da nossa Associação, com o seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 18:00h.

Colaboração de Mª. Lourdes Mano e João Lucas

Reportagem fotográfica de João Lucas

XV Aniversário - Exposição de Francisco Vaz by Slidely Slideshow

Ida ao teatro Politeama

XV Aniversário -Teatro Politeama by Slidely Slideshow

Almoço Comemorativo XV Aniversário

Teve lugar este sábado 28 de outubro, no restaurante Manjar das Laranjeiras, o almoço comemorativo do XV Aniversário da Casa do Educador do Concelho do Seixal. Estiveram presentes como convidados, para além de muitos sócios e amigos da CES, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, a Srª vereadora da Educação e Cultura, Manuela Calado e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo. Parabéns à Casa do Educador na pessoa do seu Presidente Tomás de Aquino Bento, bem como a todos os Corpos Diretivos. Pelos seus 15 anos construindo histórias e realizando sonhos!

Bárbara e Alberto Maia

Reportagem fotográfica de Alberto Maia

XV Aniversário da CES - Almoço Comemorativo by Slidely Slideshow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *