Centro de Estudos e Investigação

No passado dia seis de junho de 2017 realizou-se uma reunião com personalidades ligadas à Casa do Educador, Unisseixal, Cesviver e às escolas, para apresentação do mais recente projeto da Casa do Educador - O Centro de Estudos de Investigação.

Após convites enviados às direções dos Agrupamentos e das Escolas não agrupadas do concelho, assim como a autarquias e a personalidades locais da área da educação, realizou-se no passado dia 6 de junho uma reunião nas instalações da Casa do Educador, com o objetivo de se discutirem aspetos relacionados com a instituição de um “centro de estudos e de investigação” na CES.  

Com a presidência do prof. Tomás Aquino Bento e a direção de reunião do prof. Jaime Ribeiro, estiveram presentes as diretoras da escola Manuel Cargaleiro e do Agrupamento de escolas Dr. António Augusto Louro, nomeadamente a profª Maria de Lurdes Ribeiro e a profª Célia Dias, assim como os professores Armindo Rodrigues, José Bianchi e Lourdes Mano, especialistas nos estudos da área de educação, e o Dr. Vítor Vitorino, da Cesviver. Também a Junta de Freguesia de Amora, através do seu presidente Manuel Araújo, e a Câmara Municipal do Seixal, com a técnica Dra. Maria João Macau, se fizeram representar, para além de diversos elementos dos órgãos sociais da CES, como as professoras Rosa Duarte, Antonina Ramos, Inocência Bolas, Maria José Gonçalves e Emília Farinha, e o reitor da Unisseixal, prof. António Pinto da Costa.

O vice-presidente da Casa do Educador, prof. Jaime Ribeiro, coordenador do projeto, distribuiu um documento, que colocou à discussão dos presentes, solicitando ideias que pudessem complementar, ou corrigir, aquilo que se mostrava nessa proposta de reflexão. Apresentou ainda as ideias-base que conduziram à produção do documento, mas, fundamentalmente, aquelas que considerou o terreno seguro para uma atuação futura da Casa do Educador, tendo em vista a ocupação/animação dos espaços que temos neste momento à nossa disposição, mas, mais importante, a construção de linhas de comunicação práticas que levem a que os professores do concelho se sintam estimulados a associarem-se à nossa instituição e a frequentá-la.  

Todos os presentes consideraram importante e, mesmo, fundamental a organização de atividades na CES que possam intensificar a interrrelação da mesma com as escolas, quer através deste tipo de valências, quer de ações culturais que integrem professores e alunos, com vista à intensificação, no futuro, da presença da Casa do Educador no nosso concelho. Produziu-se, assim, um conjunto de intervenções, estimulantes para quem quer enriquecer a CES com projetos concretos e úteis.

Após debate e apresentação de propostas, concluiu-se ser essencial a repetição no futuro de reuniões deste tipo, tendo em vista a organização, a estruturação e a avaliação do referido “centro de estudos e de investigação”.

 Continuando…

 Agora com menos elementos, de modo a produzirem-se resultados mais concretos, no dia 4 de julho realizou-se nova reunião com o mesmo objetivo da anterior, isto é a estruturação dos passos a serem dados e do caminho a ser tomado para a organização e concretização do projeto do “centro de estudos e de investigação” na CES. Estiveram presentes os professores António Bianchi e Armindo Rodrigues, as professoras Lourdes Mano e Emília Farinha, o dr Vítor Vitorino e o coordenador do projeto, o prof. Jaime Ribeiro.

Naturalmente que as ideias apresentadas e discutidas anteriormente foram retomadas, agora com uma perspetiva mais prática, pois, considerando embora que um projeto da envergadura daquele a que nos propomos exija segurança e reflexão na sua implementação, a verdade é que terão que ser definidas as linhas mestras com alguma brevidade.

Procurou-se então definir a filosofia do que se pretende fazer, para o que se considerou importante a distribuição de algumas tarefas, como propostas das designações das estruturas a criar, a procura de fundos de apoio para as atividades propostas, mas, principalmente, a reflexão sobre diversos objetivos ainda não totalmente claros do projeto.

Continuamos, assim, a trabalhar, tendo em vista a organização de uma CES mais sólida e com um futuro mais claro e dinâmico.

 Jaime Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *